ZULEIDE OLIVEIRA FEITOSA

Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Transportes-PPGT, Departamento de Engenharia Civil (2021), Universidade de Brasília-UnB. Pós-doutoramento in University of Aveiro Department of Social, Political and Territorial Sciences, UA-Portugal. Membro da RUITEM Red Universitaria Iberoamericana de Territorio y Movilidad. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa Gestão do Conhecimento aplicado ao Exército Brasileiro ( PROJETO MAP) em parceira com UnB (2019). Professora substituta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB-UnB (2019). Pesquisadora colaboradora da Universidade de Valência - Espanha (2020). Doutora em Transportes pela Universidade de Brasília - UnB (2017). Doutorado sanduiche em parceria com a University of Michigan, United States (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY, grupo de pesquisa da Universidade de Michigan-UMICH. Professora da Faculdade de Teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília do Instituto MACKENZIE (2014). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestão da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Transportes, Trânsito, Psicologia Organizacional, Comportamental e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, segurança viária e educação para o trânsito. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre: comportamento, trânsito, transporte e comportamento organizacional e gestão do conhecimento. Também, desenvolve pesquisa em segurança viária e território, em parceira com as Universidades de Aveiro - Portugal, Universidade de Brasília, Brasil e de Valência-ITRANS-Espanha.

Mobilidade Urbana Sustentável e Trânsito

A mobilidade urbana sustentável está intrinsicamente conectada com o trânsito. Nessa perspectiva, trânsito é um ambiente socialmente compartilhado, porque uma vez que existem regras e normas a serem seguidas, ele acontece no ambiente urbano com a finalidade de garantir a mobilidade humana. Para entendemos como o arranjo da mobilidade urbana acontece, devemos atentar para três diferentes eixos: 1) o Plano Diretor de Ordenamento e Uso do Território; 2) Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade Reduzir o número de viagens motorizadas; e 3) os Sistemas de Transportes com seus diversos modos de transportes. Assim, o acontecimento do TRÂNSITO e da mobilidade sustentável resulta do USO E DISTRIBUIÇÃO DO SOLO, das POLÍTICAS DE TRANSPORTES e dos COMPORTAMENTOS HUMANOS.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA   Mesa de Debate I: Mobilidade Urbana - 25/08/2022 10:51 - 11:59