FLÁVIO GABRIEL DA SILVA CRAVEIRO

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Pesqusador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa. Doutorado em “Automated multi-material fabrication of buildings” na Universidade de Lisboa, na Penn State University (USA), na University of Manchester (UK) e no Politécnico de Leiria. Realizou trabalho experimental na Penn State University, colaborando no projeto “Additive Manufacturing of Architectural Structures” que visa desenvolver estruturas por fabricação aditiva para Marte, financiado pela NASA, Autodesk e The Raymond Bowers Program. Este projeto deu origem à equipe Penn State DEN@MARS, da qual é membro fundador, que alcançou quatro Prémios da NASA no concurso internacional “Centennial Challenges: 3D-Printed Habitat Challenge” (Phase 2: Level 3 (final da 2ª fase) – 2º lugar, 2017; Phase 3: Level 1 – 2º lugar, 2018; Phase 3: Level 3 – 3º lugar, 2019; Phase 3: Level 5 (final da 3ª fase) – 2º lugar, 2019). No seu Mestrado em Engenharia de Conceção e Desenvolvimento de Produto desenvolveu um sistema inovador de construção automática utilizando tecnologias de fabricação aditiva, intitulado “Construção Automática de Edificações”. Foi pesquisador no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável de Produto do Politécnico de Leiria. Esteve envolvido em mais de 30 projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência de Inovação, IAPMEI, Comissão Europeia e pela indústria. É autor de mais de 30 artigos científicos e membro da comissão organizadora de 12 Conferências Internacionais.

A integração de materiais naturais na impressão 3D para a construção

Arquitetos e engenheiros estão sob crescente pressão para melhorar a eficiência e a eficácia do setor da arquitetura, engenharia e construção, de forma a reduzir o impacto ambiental, o uso de materiais e os custos. A integração de tecnologias digitais nos processos de construção contribui para uma maior flexibilidade no projeto e customização, bem como a conceção de formas complexas e novos materiais mais sustentáveis. A impressão 3D surge como tecnologia inovadora, permitindo a produção de componentes constituídos por materiais heterogéneos com composição espacial variável, através da replicação de processos naturais. A integração de materiais reciclados como a cortiça, uma matéria-prima leve, natural e sustentável, totalmente biodegradável, renovável e reciclável, poderá contribuir para reduzir os custos energéticos e proporcionar conforto térmico aos utilizadores de edifícios fabricados por impressão 3D.

AMAZÔNIA EM FOCO   Palestra Internacional III: Conexão Portugal - 26/08/2022 10:51 - 11:55