CARLOS RENATO LISBOA FRANCÊS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D. Pós-doutorado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), Porto/Portugal, 2012. Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2001). Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998). Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1995). Professor titular da Faculdade de Engenharia de Computação, da Universidade Federal do Pará, foi presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (período 01/2007 e dez/2010) e, até 2011, foi membro da comissão assessora de computação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP-MEC). Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), de 2013 a 2016. Foi Reitor Pro-Tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no período de junho a outubro de 2016. Atualmente é Diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA. Tem experiência nas áreas de Sistemas de Telecomunicações e Ciência da Computação: - Em Sistemas de Telecomunicações: Planejamento, otimização e avaliação de desempenho de Smart Cities, redes sem fio, redes heterogêneas - HetNet, 4G/5G/6G, PowerLine Communication-PLC, nuvens ópticas, IoT (Internet of Things ) / IoE (Internet of Everything), entre outras. - Em Ciência da Computação: Técnicas de Inteligência Computacional e de extração, correlação e reconhecimento de padrões em sistemas sociais, econômicos e ambientais, tais como: energia, saúde pública, previdência social, segurança pública, educação, desmatamento e desflorestamento e economia.

Os desafios para a Amazônia rumo às Megatendências 2030

O prof. Carlos Francês irá expor as contribuições da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará, a Universitec, enquanto incubadora, referente ao cenário de inovação e empreendedorismo em contexto amazônico.

AMAZÔNIA EM FOCO   Palestra Nacional: Os desafios para Amazônia - 26/08/2022 16:20 - 17:20