Principal
O Laboratório Experimental de
Metodologias Ativas Aplicadas à Formação Continuada e ao Ensino de Línguas
METALab - Coordenado pela Profa. Dra. Maria Christina da
Silva Firmino Cervera, realiza no dia 15 de maio de 2023, nos períodos manhã e
tarde, de forma híbrida/online, o III Seminário de Práticas
pedagógicas e Metodologias Ativas para uma educação inovadora.
Os interessados em participar do
evento, devem submeter trabalhos no formato relato de experiência, finalizado ou
em andamento, priorizando as práticas que levaram os alunos a realizarem
atividades dentro do novo contexto atual, o da aceleração do uso das
metodologias ativas em todas as áreas do saber e em todos os níveis da
educação. Temas que tenham envolvido alunos em áreas como, por exemplo, meio
ambiente, inovação nos métodos de ensino-aprendizagem que provocaram interação
dos alunos em atividades dinâmicas usando as metodologias ativas e inovação
metodológicas, também de forma transdisciplinar, abrangendo as diferentes áreas
do conhecimento, em seus diversos estilos de aprendizagem e níveis de ensino,
bem como, na formação de professores que resultaram no aprimoramento dos
conhecimentos e boas práticas didáticas.
1. Submissões
O METALab é um espaço
de discussão de temas científicos no âmbito das Metodologias Ativas aplicadas à
educação inovadora transdisciplinar. Esta Chamada de Trabalhos é um convite aos
pesquisadores, gestores e professores de quaisquer instituições. O objetivo do
evento é divulgar os projetos exitosos aplicados que contemplem as metodologias
ativas em áreas transdisciplinares.
1.1 Tipos de submissões
1.1.1 Comunicação coordenada
As Comunicações
Coordenadas serão realizadas, concomitantemente, na modalidade online, no
período da tarde do dia 15/05/2023, com início às 14h:00m. Cada sessão
coordenada receberá trabalhos inscritos àquela sessão coordenada, para um
período de duas horas.
As propostas para
Comunicação Coordenada poderão ser compostas por até dois coordenadores que
coordenarão e mediarão as participações dos inscritos, estes terão livre
escolha pelas comunicações coordenadas e terão entre 15 e 20 minutos para
apresentação de seus trabalhos.
As propostas de Comunicações
Coordenadas deverão ser inscritas no formato resumo que deverá conter:
a) Título do trabalho;
b) Nome(s) da(s) coordenadora(s) ou do(s)
coordenador(es);
c) Titulação e vínculo institucional da(s)
coordenadora(s) ou do(s) coordenador(es);
d) Resumo da proposta, com no máximo 1.500
caracteres com espaço. Este resumo deve apresentar, de forma sucinta, a
temática, o objetivo geral, os objetivos específicos, a justificativa, a
metodologia e os resultados, se houver, além das palavras-chave, entre três e
cinco;
e) Fonte: arial, tamanho 12, texto justificado, sem
recuo. Título em negrito, centralizado, palavras-chave abaixo do resumo,
alinhado à esquerda, somente o título palavras-chave em negrito.
Os coordenadores de sessão coordenada poderão
também apresentar trabalho em sua própria sessão coordenada, para tanto, deverá
fazer inscrição específica: como coordenador e como apresentador.
A Comissão Organizadora do Seminário irá compor o
cronograma de trabalhos inscritos para as comunicações coordenadas e o
apresentará, no cronograma geral, sempre na página do evento, até o dia do
evento.
1.1.2 Comunicação
em grupo:
Cada apresentador de trabalho em
grupo deverá realizar sua inscrição individualmente, utilizando o título da
Comunicação Coordenada escolhida na página do evento. Cada trabalho em grupo
poderá ter até 5 participantes.
No ato da inscrição para a
apresentação em grupo, um único participante inscreve o
resumo, contendo:
a) Título;
b) Nomes de todos os participantes;
c) Titulação e Instituição;
d) Resumo da proposta, com no máximo 1.500
caracteres com espaço. Este resumo deve apresentar, de forma ampla, a temática,
o objetivo geral, os objetivos específicos, a justificativa, a metodologia e os
resultados, se houver, além das palavras-chave, entre três e cinco.
e) Fonte: Arial, tamanho 12, texto justificado, sem
recuo. Título em negrito, centralizado, palavras-chave abaixo do resumo, alinhado
à esquerda, somente o título palavras-chave em negrito.
f) Título da Comunicação Coordenada escolhida logo
abaixo do resumo.
1.1.3 Apresentação
individual
O participante poderá optar por fazer
apresentação fora das comunicações coordenadas que será considerada
apresentação individual e ocorrerá também de forma concomitante. A forma de
apresentação é a mesma:
Resumo:
a) Título;
b) Nome do participante;
c) Titulação e Instituição;
d) Resumo da proposta, com no máximo 1.500
caracteres com espaço. Este resumo deve apresentar, de forma ampla, a temática,
o objetivo geral, os objetivos específicos, a justificativa, a metodologia e os
resultados, se houver, além das palavras-chave, entre três e cinco.
e) Fonte: arial, tamanho 12, texto justificado, sem
recuo. Título em negrito, centralizado, palavras-chave abaixo do resumo,
alinhado à esquerda, somente o título palavras-chave em negrito.
1.1.4 Ouvinte
O inscrito como ouvinte poderá escolher a
Comunicação Coordenada e acessar a sala virtual.
2. Avaliação de proposta
de Comunicação Coordenada:
A Comissão Científica aprovará, mediante análise,
as propostas de Comunicação Coordenada, além dos trabalhos inscritos para as
mesmas, levando-se em consideração a consistência, relevância e clareza, bem
como a experiência profissional dos proponentes e enviará a carta aceite.
3. Comissão Científica:
Dra. Maria Christina da Silva Firmino Cervera
(UNIFESSPA)
Dr. Francisco de Fátima da Silva (UNIFESSPA)
Dra. Adriana dos Reis Silva (PUC/Minas)
Ms. Jane Catia Pereira Melo (UNAMA)
Ms. Vasti de Paula Correa (Interamericana)
Laissy Taynã da Silva Barbosa (UFNT- Doutoranda)
Alessandro Jean da Silva Pereira (UNIFESSPA -
Mestrando)
Vanessa da Silva Oliveira (UFNT- Mestranda)
Joana Darck Lima de Souza (UNIFESSPA- Graduanda)
Barbara Kamyla Vasconcelos Gomes (UNIFESSPA-
Graduanda)
Letícia Victória Alves Borba (UNIFESSPA- Graduanda)
Vitória Sara Braga Sousa (UNIFESSPA- Graduanda)
4. Na apresentação dos trabalhos nas
Comunicações Coordenadas
Na página do evento, os inscritos encontrarão
o template próprio do evento para apresentação do seu trabalho
que deverá conter: Página inicial (título, autor e instituição); Introdução
(tema, justificativa, relevância, objetivo geral, objetivos específicos);
desenvolvimento (Método, exposição detalhada do trabalho) e conclusão
(considerações finais e referências bibliográficas).
5. Público alvo:
Pesquisadores (graduandos, mestrandos,
doutorandos), gestores, professores de quaisquer instituições, profissionais de
órgãos públicos ou privados.
6. Status de
participações
a) Monitores
b) Coordenação de comunicação
coordenada
c) Apresentação de trabalho em
comunicação coordenada
d) Apresentação individual
e) Ouvinte
Todos os inscritos, em seus
diferentes status, receberão certificados.
Os links para ter acesso online a
todo o evento (salas virtuais, etc.) serão disponibilizados na programação
final do evento.
Toda comunicação entre os
Organizadores e os inscritos será feita pelo e-mail do evento e na página
oficial do mesmo no Sigeventos.
7. Inscrições:
Status das inscrições:
- Ouvinte
e Monitor
- Comunicações
Coordenadas
- Apresentação
de Trabalho para Comunicação Coordenada
- Apresentação
Individual
Submissões:
- Comunicações
Coordenadas: 20/03/2023 a 16/04/2023
- Apresentação
de Trabalho para Comunicação Coordenada: 19/04/2023 a 08/05/2023
- Apresentação
Individual: 17/04/2023 a 06/05/2023
8. Endereço eletrônico: lab.metodologiasativas@gmail.com
Link para inscrição: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/METALab
9. Premiação: Os melhores
trabalhos serão convidados a publicar em revista científica de ponta. Prepare
seu artigo desde já.
10. Cronograma:
Manhã híbrido
15 de maio 09h:00m até
12:h00m
9h:00m Abertura com Formação da mesa
10h:00 Palestra
Tarde - online
15 de maio 14h:00 às
17h:00 apresentações concomitantes Plataforma Google meet.
O Cronograma geral será exibido na
página do evento Sigeventos UNIFESSPA
Realização: Laboratório Experimental de
Metodologias Ativas Aplicadas à Formação Continuada e ao Ensino de Línguas
METALab
Apoio: ILLA Instituto de Linguística,
Letras e Artes UNIFESSPA
Organização geral
Dra. Maria Christina da Silva Firmino
Cervera (UNIFESSPA)
Dr. Francisco de Fátima da Silva
(UNIFESSPA)