CLEUZENI SANTIAGO DA SILVA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2003) e Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2010). Trabalhou como professora concursada em Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Marabá (PA). Nesse município, atuou como professora de Língua Portuguesa no segmento do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e como professora formadora em vários programas de formação continuada: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN do Meio Ambiente (2005); Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR I (2006-2008); Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II (2009-2010); Formação Continuada em Língua Portuguesa (2011); Formação Continuada Práticas de Linguagem (2012-2013). É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará desde julho de 2014, lotada na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação como Coordenadora de Acompanhamento Docente e Discente, atuando mais diretamente na formação docente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente da Educação Superior da Unifesspa (GEPFORDES).

OFICINA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: PLANO DE ENSINO

A Oficina Institucional de Formação Docente Plano de Ensino será realizada pela Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, tendo como objetivos debater acerca da importância do planejamento, do plano de ensino e de documentos subsidiadores de sua elaboração e discutir o instrumento de elaboração do Plano de Ensino do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Unifesspa (SIGAA) à luz de materiais orientativos da instituição e do MEC.

EMENTA: Elementos que compõem o Plano de Ensino (ementa, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e materiais didáticos, avaliação, bibliografias, cronograma de aulas). Articulação com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com o Regulamento de Ensino de Graduação e outros documentos orientadores de sua elaboração.